Violonista, bandolinista e compositor, músico popular e erudito. Brasileiro, Ivan Paparguerius nasceu em 1981 na cidade do Rio de Janeiro. No release abaixo, serão apresentados os principais acontecimentos que projetaram a carreira deste versátil músico.

No campo erudito, podemos citar suas participações como músico contratado junto à Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal (RJ) em óperas, balés e concertos. Em 5 temporadas, Ivan Paparguerius atuou em dezenas de espetáculos*, incluindo o Concerto Comemorativo aos 100 anos deste Teatro, regido por Roberto Minczuk.

* 2009 - 100 anos; 2011 - Romeu e Julieta; 2012 - A Viúva Alegre; 2014 - O Garoto; 2015 - Don Pasquale (músico em cena).

Também como camerista, é importante mencionar suas participações como intérprete em concertos do conjunto de compositores Prelúdio 21, nos quais estreou obras de autores do grupo em diversas ocasiões. A principal delas foi o concerto do conjunto realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro (2006).

Ivan Paparguerius atua como solista, tanto no circuito de música de concerto quanto no de música popular, especialmente no do Choro. Sua atuação como violonista o levou a ser citado no capítulo Violonistas em Atividade do livro Violões do Brasil (Ed. SENAC).

A outra forte vertente da carreira do músico é a sua atuação como compositor. Sua produção novamente transita entre os campos populares e eruditos, e abrange formações diversas, de instrumentos solistas a peças para orquestra sinfônica.

Dentre os intérpretes que executaram suas obras, se destacam a Orquestra Sinfônica da UFRJ, o Quarteto Continental, os violonistas Bartholomeu Wiese e Paulo Pedrassoli, além do Duo Pinho Brasil.

Suas obras integraram a trilha sonora de espetáculos teatrais (O Livro, 2008), e programas da Rádio MEC FM (Sala de Concerto, Compositores Brasileiros e Músicas e músicos do Brasil).

Composições de Ivan Paparguerius foram interpretadas em concertos das séries Panorama da Música Brasileira Atual (2005, 2006, 2014 e 2016), e Bienal de Música Brasileira Contemporânea (2011).

Ivan Paparguerius foi premiado com o Prêmio FUNARTE de Composição Clássica 2010, e no Concurso Nacional de Composição da UFRJ em 2016.

Ivan Paparguerius é Mestre e Bacharel em Música pela UFRJ. Na Escola de Música desta Universidade o músico foi professor nos anos de 2006, 2007, 2013 e 2014.

"Ser um bom intérprete já seria qualidade suficiente para o sucesso do jovem Ivan. No entanto ele resolveu jogar no time dos violonistas compositores e aqui faz muitos gols. O que me chama atenção em sua obra é a facilidade com que percorre o lirismo e os fortes ritmos característicos da música urbana carioca."

(Bartholomeu Wiese)